quinta-feira, 11 de setembro de 2008

cronica: nine/eleven

se passou 7anos, mais ainda me lembro deste dia como se fosse ontem.
Lembro q trabalhava no escritório de um restaurante, e como todas as manhas, calculávamos a venda do dia anterior e ouvíamos uma radio para espantar o sono. Estava meio triste, pois não havia conseguido o intercâmbio, para passa um ano em NEW YORK, me lembrei q se tivesse conseguido estaria chegando lá, exatamente naquela data.
Quando começamos a ouvir a informação de q um avião havia se chocado com a torre sul, imediatamente aumentamos o volume e enquanto fazíamos a contabilidade, prestávamos atenção nos acontecimentos, ate q alguns minutos depois, outro avião se chocou com a outra torre e começos a se especular de q seria um ataque terrorista.
O escritório ficava do lado de fora do restaurante, em uma sala no final do estacionamento, lembro q todos adiantamos o máximo possível o serviço para poder ir ao restaurante e poder acompanhar o q estava acontecendo
Cheguei ao restaurante exatamente no momento q a primeira torre caiu, me lembro de sentiu um embrulho no estômago, como se tivesse levado um soco. fiquei imaginando as pessoas q estavam na torre, no avião e ate mesmo na cidade, lembro q comecei a imaginar se tudo aquilo não seria um trailer de um filme, lembrei de Orson Wells. e todo o desespero q causou ao narrar guerra dos mundos e imaginei se não seria mais uma estratégia de marketing, depois descobri q quando temos um impacto muito forte a tendência e negar, e achar q e brincadeira
Ate q por fim a segunda torre caiu, lembro q comecei a chorar, as pessoa a minha volta me perguntavam s pq chorava, se eu conhecia alguém em NY, eu dizia q não, q não sabia o pq estava chorando, q sentia vontade de chorar
passei as semanas q se seguiram com uma sensação de tristeza, sem saber o pq, ate q finalmente descobri a razão das lágrimas: Havia acabado de presenciar um fato histórico, um fato q mudou toda a tragetoria da humanidade, o dia 9/11 e o dia em q a inocência se perdeu, ali eu descobri q não estamos seguros em lugar algum, todos nos passamos a desconfiar de todos e tudo, pois a partir daquele momento todos poderiam ser um terrorista em potencial. Passamos a ser vistos como culpados antes de qualquer coisa, como o brasileiro que foi morto em Londres, confundido com um terrorista. A bomba que explodiu o metro em Madrid, em represaria ao apoio aos EUA, um pais q foi invadido, mães q receberam uma bandeira, em troca do filho, um idiota q foi reeleito em troca de um ditador enforcado...
Tudo isso aconteceu por causa do dia 11/09/01, o dia em q a humanidade se tornou mais desumana e cruel.


NÃO PERDI NINGUÉM EM NENHUM DOS ACONTECIMENTOS DESCRITOS AQUI, MAS DE ALGUMA FORMA DEIXO NESTE HUMILDE POST UMA FORMA DE HOMENAGEM A TODOS OS QUE SE FORAM, E AO Q PERDERAM ALGUM PARENTE NESTES ACONTECIMENTOS

Nenhum comentário: